
O Tribunal do Júri condenou, no fim da noite de terça-feira (2), a penas que somam mais de 225 anos de prisão Érica Lopes Ferreira e Eduardo Bonfim Meireles pelos assassinatos dos policiais militares Paulo Eduardo Oliveira Celini e Bruno Mayer Ferrani, ocorrido em 2022 em Cariacica, no Espírito Santo. Na época, os PMs foram emboscados e assassinados a tiros durante o serviço. O crime chocou o estado. Os réus foram responsabilizados por diversos crimes, entre eles homicídio qualificado.
- Clique aqui e entre em nosso grupo no WhastApp e receba as principais notícias do ES em primeira mão
Segundo o Ministério Público (MPES), durante o julgamento, os promotores de Justiça Bruno Lima e Helaine Pimentel sustentaram as teses apresentadas na denúncia pela responsabilidade dos réus. Ao final, Érica Lopes Ferreira foi condenada a 99 anos e 11 meses de reclusão, enquanto Eduardo Bonfim Meireles recebeu a pena de 125 anos e 9 meses de reclusão.
- Clique aqui e entre em nosso grupo no WhastApp e receba as principais notícias do ES em primeira mão
Conforme o MPES, os dois foram condenados pelos crimes de homicídio quadruplamente qualificado — praticado contra policiais militares no exercício da função, com emprego de arma de fogo de uso restrito, com o objetivo de assegurar a ocultação de outros crimes e mediante emboscada —, associação criminosa armada, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, roubo, tentativa de latrocínio e furto qualificado. Além disso, Eduardo Bonfim Meireles foi condenado por uso de documento falso. Érica Lopes Ferreira foi absolvida pela posse de droga para consumo pessoal, a pedido do próprio MPES.
- Clique aqui e entre em nosso grupo no WhastApp e receba as principais notícias do ES em primeira mão
Segundo os promotores, outros dois envolvidos no caso ainda aguardam julgamento: Eric da Silva Ferreira, que permanece preso preventivamente, e Luana de Jesus Luz, que responde ao processo em liberdade provisória. Ambos aguardam o julgamento de recurso.
- Clique aqui e entre em nosso grupo no WhastApp e receba as principais notícias do ES em primeira mão
O duplo assassinato ocorreu na madrugada de 16 de outubro de 2022, no bairro Santa Bárbara, em Cariacica. Segundo a denúncia do MPES, os quatro acusados saíram de um churrasco em Vila Velha e seguiam em um veículo Volkswagen Fox branco pela Rodovia Leste-Oeste.
- Clique aqui e entre em nosso grupo no WhastApp e receba as principais notícias do ES em primeira mão
Durante o trajeto, o grupo encontrou um Fiat Argo parado às margens da via devido a um pneu furado. Aproveitando-se da situação de vulnerabilidade das vítimas, os acusados realizaram o assalto, levando um telefone celular e a chave do veículo. Durante a ação criminosa, uma das vítimas do assalto também foi atingida por disparos de arma de fogo.
- Clique aqui e entre em nosso grupo no WhastApp e receba as principais notícias do ES em primeira mão
A ocorrência foi percebida pelos policiais militares Paulo Eduardo Oliveira Celini e Bruno Mayer Ferrani, que iniciaram o acompanhamento dos suspeitos. No decorrer da perseguição, os agentes foram surpreendidos por uma emboscada.
- Clique aqui e entre em nosso grupo no WhastApp e receba as principais notícias do ES em primeira mão
Conforme apurado durante a investigação e reconhecido pelo Conselho de Sentença, Eduardo Bonfim Meireles conseguiu sair do carro sem ser percebido pelos policiais, posicionando-se atrás do veículo, em uma posição tática de superioridade para efetuar os disparos junto com os demais integrantes do grupo.
- Clique aqui e entre em nosso grupo no WhastApp e receba as principais notícias do ES em primeira mão
Os militares foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados ao Hospital Meridional, em Cariacica, mas não resistiram aos ferimentos.





