Justiça condena casal a mais de 225 anos de prisão por assassinato de PMs no ES

Crime aconteceu em 2022, quando os soldados Bruno Mayer Ferrani e Paulo Eduardo Oliveira Celini foram emboscados e mortos a tiros durante o serviço

Justiça condena casal a mais de 225 anos de prisão por assassinato de policiais militares no ES. Crédito: Arquivo
Publicidade

O Tribunal do Júri condenou, no fim da noite de terça-feira (2), a penas que somam mais de 225 anos de prisão Érica Lopes Ferreira e Eduardo Bonfim Meireles pelos assassinatos dos policiais militares Paulo Eduardo Oliveira Celini e Bruno Mayer Ferrani, ocorrido em 2022 em Cariacica, no Espírito Santo. Na época, os PMs foram emboscados e assassinados a tiros durante o serviço. O crime chocou o estado. Os réus foram responsabilizados por diversos crimes, entre eles homicídio qualificado.

Publicidade

Segundo o Ministério Público (MPES), durante o julgamento, os promotores de Justiça Bruno Lima e Helaine Pimentel sustentaram as teses apresentadas na denúncia pela responsabilidade dos réus. Ao final, Érica Lopes Ferreira foi condenada a 99 anos e 11 meses de reclusão, enquanto Eduardo Bonfim Meireles recebeu a pena de 125 anos e 9 meses de reclusão.

Conforme o MPES, os dois foram condenados pelos crimes de homicídio quadruplamente qualificado — praticado contra policiais militares no exercício da função, com emprego de arma de fogo de uso restrito, com o objetivo de assegurar a ocultação de outros crimes e mediante emboscada —, associação criminosa armada, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, roubo, tentativa de latrocínio e furto qualificado. Além disso, Eduardo Bonfim Meireles foi condenado por uso de documento falso. Érica Lopes Ferreira foi absolvida pela posse de droga para consumo pessoal, a pedido do próprio MPES.

Segundo os promotores, outros dois envolvidos no caso ainda aguardam julgamento: Eric da Silva Ferreira, que permanece preso preventivamente, e Luana de Jesus Luz, que responde ao processo em liberdade provisória. Ambos aguardam o julgamento de recurso.

O duplo assassinato ocorreu na madrugada de 16 de outubro de 2022, no bairro Santa Bárbara, em Cariacica. Segundo a denúncia do MPES, os quatro acusados saíram de um churrasco em Vila Velha e seguiam em um veículo Volkswagen Fox branco pela Rodovia Leste-Oeste.

Durante o trajeto, o grupo encontrou um Fiat Argo parado às margens da via devido a um pneu furado. Aproveitando-se da situação de vulnerabilidade das vítimas, os acusados realizaram o assalto, levando um telefone celular e a chave do veículo. Durante a ação criminosa, uma das vítimas do assalto também foi atingida por disparos de arma de fogo.

A ocorrência foi percebida pelos policiais militares Paulo Eduardo Oliveira Celini e Bruno Mayer Ferrani, que iniciaram o acompanhamento dos suspeitos. No decorrer da perseguição, os agentes foram surpreendidos por uma emboscada.

Conforme apurado durante a investigação e reconhecido pelo Conselho de Sentença, Eduardo Bonfim Meireles conseguiu sair do carro sem ser percebido pelos policiais, posicionando-se atrás do veículo, em uma posição tática de superioridade para efetuar os disparos junto com os demais integrantes do grupo.

Os militares foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados ao Hospital Meridional, em Cariacica, mas não resistiram aos ferimentos.

Publicidade