segunda-feira, junho 15, 2026
spot_img
spot_img
HomeDestaqueBarrigueira diz estar pronto para o 3º mandato

Barrigueira diz estar pronto para o 3º mandato

Lubiana Barrigueira foi eleito no último dia 06 de outubro para seu terceiro mandato. O novo chefe do executivo veneciano recebeu 13.718 votos, o que representa 47,14% dos votos válidos.

Publicidade

Em entrevista para a Rádio Notícia FM, o novo prefeito de Nova Venécia destacou os desafios e as prioridades de seu próximo mandato, com ênfase em saúde pública e infraestrutura.

Barrigueira começou agradecendo à população por sua reeleição, afirmando que foi a própria cidade que o “convocou” novamente. “Eu sempre sonhei em ser prefeito uma vez, e agora estou no meu terceiro mandato. Fui o único reeleito, e com isso, vêm grandes desafios”, disse Barrigueira.

Desafios na saúde

“A saúde foi o principal foco de minha campanha, com a população cobrando melhorias, especialmente no Setor de Ambulâncias e na falta de medicamentos. Na minha gestão anterior, entreguei uma frota de 18 ambulâncias novas e semi-novas, mas lamento que essa estrutura tenha sido deteriorada pela gestão atual. “Agora, vamos ter que reconstruir tudo novamente. Eu entendo que a estrutura própria é mais barata para o município”, comentou.

Reabertura da UPA

“Uma das promessas de campanha mais aguardadas é a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será uma prioridade. Já estamos trabalhando nisso, e nossa meta é habilitar a UPA junto ao Ministério da Saúde para atender toda a cidade, inclusive à noite, nos fins de semana. Isso vai desafogar o Hospital São Marcos e melhorar o atendimento nos bairros. Já estamos em contato com deputados federais, como Paulo Foletto e Da Vitória, para conseguir apoio financeiro e abrir a UPA o mais rápido possível”.

Infraestrutura

“Além da saúde, a infraestrutura urbana é outro ponto central da nova gestão. Posso adiantar que bairros como São Cristóvão, Aeroporto 1 e 2, e Coqueiral ainda carecem de melhorias significativas. Projetos de esgotamento sanitário iniciados em minha gestão anterior, foram fundamentais para preparar essas áreas para receber pavimentação e outras obras. “Nós avançamos muito. Deixamos o projeto de esgotamento sanitário pronto para o bairro Aeroporto, e agora a obra está sendo executada”, comentou.

Geração de emprego

“Destaco a importância da geração de emprego e renda como uma das prioridades de minha nova gestão. Precisamos enaltecer o potencial da cidade para o desenvolvimento industrial e afirmo que vamos criar condições para atrair mais empresas. Precisamos fomentar o setor industrial da cidade. Isso é essencial para criar oportunidades para os nossos jovens e para as pessoas que vivem aqui”, comentou.

Valorização da cultura

“No meu seu novo mandato, a cultura terá um papel mais ativo nas políticas públicas, com a promoção de eventos que celebram a diversidade artística da cidade e o fortalecimento das manifestações culturais locais. Nova Venécia tem uma riqueza cultural enorme, e precisamos valorizar isso. Queremos promover eventos que deem visibilidade aos nossos artistas, que incentivem a arte e a cultura em todas as suas formas, seja no teatro, na música, na dança, no artesanato”.

Mobilidade urbana e diálogo com o governo estadual

“Tivemos uma conversa produtiva com Renato Casagrande, e antes de assumir a Prefeitura, pretendo me reunir novamente com o governador para tratar de assuntos prioritários, como a mobilidade urbana. Além disso, ressalto a boa relação com a bancada federal e com lideranças estaduais, como o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, e o vice-governador, Ricardo Ferraço. “Com tantos parceiros, estamos preparados para resolver os problemas de Nova Venécia”.

Secretariado

“Vamos anunciar nosso secretariado somente em dezembro. Estamos analisando vários nomes, nos reunindo bastante para que possamos tomar as decisões com muita cautela.”

Novo mandato

Com a transição de governo em andamento, Barrigueira expressou sua expectativa de receber um município organizado. “Entregamos o município limpo e com recursos em caixa quando deixei a Prefeitura, e esperamos que a transição agora ocorra da mesma forma. A princípio, podemos afirmar que a transição vem sendo feita de forma muito harmoniosa”.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Anuncie Aqui!
Publicidade

EM DESTAQUE